Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

15/03/2017

Fez um Cocozinho e Voou

PARA REGISTRO

Sabem aquele meu amigo de Piracicaba, que foi meu colega de faculdade e hoje advoga em Brasília? Ele me enviou pelo whattsapp​ uma sequência de memes reportando bilhões de dólares que o governo Dilma teria "doado" a países "comunistas" via BNDES, acompanhado de um vídeo com a imagem daquele bando de aloprados que invadiu uma sessão da câmara de deputados para pedir intervenção militar.

Eu me recusei a entrar nesse jogo tolo e respondi a ele:

-----------------------------------------------------------------------------------------

"Meodeos! É nesse tipo de gente e de informações que você se fia? Muito pior do que eu pensava... Lamento profundamente.

Amigo, parodiando a velha canção, 'podemos ser amigos simplesmente, coisas *da política* nunca mais...' "

-----------------------------------------------------------------------------------------

Ele retrucou dizendo que eu estava "fugindo". Anteriormente, já me havia dito : "você perdeu!"

Respondi a ele, enfim:

-----------------------------------------------------------------------------------------

"Eu não fujo, não. Quem foge é quem faz comentário e em seguida deleta, sai voando, como passarinho que fez cocozinho e sumiu... Kkk

Sou de enfrentar, sou homem de debate, pau pra toda obra. Mas não tenho mais saco para ficar rebatendo argumentos tão pueris, tão tolos como essas coisas de "bolivarianismo", "intervenção militar" (jura que você é adepto dessa tolice?). Data venia, data máxima venia, preclaro colega, não dá. Nem Reinaldo Azevedo está mais nesse patamar.

Por outro lado, não sou do tipo que busca desqualificar o debatedor, porque tenho respeito, e peço desde logo perdão pelo parágrafo anterior. Foi necessário me explicar.

Então, em respeito a você, que não quero ver na condição desses tolos, como essa senhora histriônica e seu bando que invadiram o congresso para pedir "intervenção militar", e em respeito a mim mesmo, à minha sanidade intelectual, paro por aqui.

Nada do que eu lhe disser vai convencê-lo. Nada do que você me disser, nesse nível rasteiro, nesse modo primário de encarar a Política, vai me convencer. Então, amigo, é inútil, absolutamente inútil, continuarmos discutindo.

Você disse a mim, lá em cima, "perdeu!". Perguntei o que foi que eu perdi, você não me respondeu, mas é óbvio que eu entendi o que você quis dizer. Você estava numa disputa comigo, e eu não sabia, e se soubesse não a teria alimentado, porquanto estéril.

Não, amigo. Eu não "perdi" absolutamente nada. Ao contrário, debater com quem quer que seja já é, para mim, sempre, um ganho, um aprendizado. No mínimo, porque serve ao aprimoramento da minha capacidade argumentativa. Não faço de um debate, de uma discussão qualquer, sobretudo sobre Política, que é o que mais me empolga, uma "disputa". Não quero "vencer" ninguém. Quero apenas, se possível, colaborar com o crescimento do meu interlocutor e tirar proveito do que ele me diz, aprender com ele.

Meu conceito de viver em sociedade é o que determina esse meu comportamento.

Se tudo o que eu digo não serve para engrandecimento daquele com quem debato e se tudo o que ele me oferece - por favor, estou falando genericamente, não se ofenda - são tolices que superei já na infância, eu prefiro me retirar. Como lhe disse acima, e parodiando a música que lhe enviei, "podemos ser amigos simplesmente"... Coisas da política, não mais.

Grande abraço!"

-----------------------------------------------------------------------------------------

Enfim, só queria registrar e compartilhar.

PS.: Acabo de ver a última fala dele. Vejam o nível:

----------------------------------------------------------------------------------------- "

Você sabe que está errado! Admita, os amiguinhos comunas do Lula tem tudo. Empresários brasileiros fecham as portas porque o BNDS não lhes dá crédito. Esse é o Lula. O brasileiro!!!!!"

-----------------------------------------------------------------------------------------

PS2: minha resposta derradeira (não me aguentei):

----------------------------------------------------------------------------------------- Para afagar seu ego e provar que sou seu amigo até debaixo d'água, vou lhe deixar essa sua fala como última palavra. Vai alimentar sua sensação de que me "venceu". Vai lhe fazer bem ao espírito.

Então tá.

Um dia, quem sabe, você mesmo venha a descobrir a verdade sobre o BNDES, sobre os empréstimos - empréstimos! - que concede dentro e fora do Brasil,.

Descobrirá o que era a indústria naval brasileira durante seu idolatrado governo militar, o que fez com ela o governo do PSDB, o que fizeram com ela os governos Lula e Dilma e o que acabaram de fazer com esse importante e estratégico segmento da economia brasileira a Operação Lava Jato e o governo Temer.

Descobrirá​ o que era a construção civil até FHC, o que foi feito com ela de Lula a Dilma e como se acabou nas mãos de Sérgio Moro.

O que era a Petrobras até FHC, o que houve com ela nos últimos três anos e como foi que Sérgio Moro contribuiu decisivamente com suas concorrentes internacionais.

Vai entender o que era o "conteúdo nacional" que Lula fez questão de prestigiar e incentivar por meio de leis e que acabou nas mãos de Temer.

Mas não sou eu que vou lhe dizer isso tudo. Não adiantará nada mesmo. Você não me acreditará.

Você mesmo um dia compreenderá. Um dia.

Grande abraço.

Ah! E parabéns! Você venceu! Indiscutivelmente, você venceu. -----------------------------------------------------------------------------------------