Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

13/03/2021

Demasiadamente Humano

Desde que se instalou esse desgoverno, cujo "presidente" (argh!) abre mão do direito-dever de governar, sobretudo depois da pandemia, tenho lido e ouvido muita gente dizer que "precisamos de um líder", alguém que saiba fazer o que de fato precisa ser feito. Alguém que nos conduza com sabedoria.

Sempre me veio à mente, imediatamente: "esse líder é Lula!"

E com a mesma imediatidade me vinham os freios: mas BolsoNero responderá pela presidência até 31 de dezembro de 2022; mas mesmo que seja cassado, o novo presidente será escolhido pelo Congresso, indiretamente; mas mesmo que haja eleições, Lula está inelegível...

Uma sucessão de "mas" que tornava irrealizável o desejo de que o único líder capaz de unificar o país e o recolocar nos trilhos - e dar alívio ao mundo, porque hoje o Brasil é uma ameaça biológica à Humanidade - voltasse a governar.

Aí veio a interferência do imponderável.

Fachin, que há cinco anos vem sendo soldado da Lava Jato no STF, solta uma decisão que nem o mais otimista jurista ou advogado, ainda que militante do PT, como eu, poderia sonhar e anula todas as sentenças que tornavam Lula inelegível.

Resultado prático imediato: Lula está elegível! Não tem nada, hoje, que impeça sua candidatura a qualquer cargo, de vereador a presidente da República!

Mas ainda restavam os outros "mas". BolsoNero segue presidente e as eleições presidenciais só se realizarão daqui a vinte meses. Que desalento...

Só que um líder autêntico não depende de cargo público ou mandato para que seus atos sejam efetivos.

É ver o que aconteceu quase que imediatamente após o pronunciamento - sim, pois não foi discurso, nem entrevista, mas verdadeiro pronunciamento! - que Lula fez no dia seguinte ao anúncio de que sua liberdade agora é plena.

No mesmo dia, o "despresidente", que vinha fazendo campanha - incrível! Mas é a pura verdade - contra o uso de máscara, cuidado primaríssimo no enfrentamento da pandemia em que a doença se alastra pelas vias aéreas, eis que aparece em evento público, pela primeira vez em meses, devidamente emascarado.

Mas não só isso. Esqueceu tudo o que disse contra a vacina e tomou atitudes concretas para promover a vacinação em massa. Já se fala até em exonerar o "desministro" Pazuello, um primor na arte da "lojística" (com "j" mesmo, de "loja", da "lojinha" da 25 de Março que lhe restará administrar, se tanto).

E ainda não foi tudo! O Brasil descobriu que há três meses - ou seja, muito antes da inimaginável liberdade plena - Lula já vinha intercedendo junto aos governos da China (desta intervenção eu já sabia; só não entendo por que não repercutiu na época. Lula enviou uma carta a Xi Jinping, secretário geral da China) e da Rússia, com vistas à destinação das vacinas aos brasileiros. Para tanto, Lula fez valer sua respeitabilidade e sua credibilidade na geopolítica internacional, ambiente em que BolsoNero perambula como um pária.

Como escrevi aqui, em tom jocoso, não sei se Lula é santo, mas é fato que, em três horas de pronunciamento ele fez alguns "milagres": levou BolsoNero a usar máscara e seu governo, finalmente, a priorizar a vacinação. E, de quebra, fez com que ele colocasse um globo terrestre na mesa, durante a "Deus me Live" da última quinta feira, e isso porque Lula o chamou de "terraplanista".

E agora sabemos que o milagre de São Lula foi muito maior!

Não, Lula não é santo. Nem precisa. Gostaria muito de conhecer o grau de "santidade" de cada sujeito estúpido que cobra isso dele. Lula é um ser humano, demasiadamente humano. Do tipo que chora com as famílias dos 270 mil brasileiros mortos pela pandemia, e não dessa espécie que ri e debocha da desgraça de seu próprio povo, como fez o sociopata "despresidente".

Como ser humano, Lula é o mais preparado, dentre os oito bilhões de almas que caminham por este planeta, para gerir uma crise gravíssima e inigualável, no plano histórico, como a atual pandemia.

Porque o humano Lula é um autêntico líder.

Mais que isso, Lula é um estadista.

(LUÍS ANTÔNIO ALBIERO, em Jacareí, SP, aos 13 de março de 2021)

12/03/2021

O Tsunâmi e a Rocha

A querida amiga Célis fez o seguinte comentário a uma publicação minha:

**********

Dr. Luis Antônio Albiero, como ficam as delações de Palocci, José Dirceu etc....?

**********

Célis, Palocci que pague pelo que fez.

José Dirceu foi vítima de uma imensa mentira. Esse "etc" eu não conheço.

Não confunda Barusco, Cerveró, Paulo Roberto Costa e outros corruptos diretores da Petrobras, que eram funcionários de carreira e atravessaram diversos governos, desde os governos militares, com os tesoureiros do partido, que arrecadaram recursos para campanhas eleitorais como fazem necessariamente todos os partidos, porque é a lei, mas que por serem do partido que representa o lado vulnerável da sociedade foram acusados de receber "propina".

O que para o PSDB, MDB, DEM e outros, era arrecadação para campanha, mesmo sendo desviados em malas e apartamentos para o patrimônio pessoal dos políticos, como Temer, Geddel, Rocha Loures, Aécio, Serra, Alckmin, FHC, para o PT era "propina", mesmo tendo sido feito tudo dentro da lei e aplicados os recursos em campanhas eleitorais, como deve ser.

Todos os tesoureiros do PT que foram acusados, presos, acabaram absolvidos.

A política, infelizmente, é uma guerra em que de um lado há os poderosos, os que detêm o poder econômico e controlam a mídia, as instituições, o poder Judiciário, o próprio Estado, e, de outro lado, o resto, nós e nossos representantes, sempre vulneráveis diante dos poderosos.

Sem ter essa compreensão do que é a Política não há como entender o que realmente aconteceu.

O bom é que a verdade é uma força da natureza. Ela vem silenciosa como águas calmas do mar, mas quando chega, se agiganta e arrebenta toda mentira e falsidade que encontra pela frente. O que resiste é a honestidade, é a rocha firme que nem o tsunâmi destrói.

Quem acreditou na patacoada do combate à corrupção precisa conhecer a vida pessoal, por exemplo, de um José Genoino, que vive até hoje num sobradinho modesto no Butantã em São Paulo. Depois de Lula, ele talvez tenha sido a maior vítima do gigantesco engodo histórico que vivenciamos desde o malfadado "mensalão".

(Em Jacareí, SP, aos 12 de março de 2021)

11/03/2021

Atestado de Honestidade

Edison, enquanto Fachin se portava como um implacável soldado da Lava Jato no STF, ela sim criminosa por seus métodos medievais e nazistas, você aplaudia.

Agora que ele se viu obrigado a entregar os anéis para não perder os dedos, você, que não é capaz de discernir entre o joio e o trigo, chama-o de "nazista". Ingrato!

Corrupto é o ex-juiz, que VENDEU UMA SENTENÇA para prender o candidato que liderava a corrida presidencial em 2018, que o silenciou para que ele sequer pudesse apoiar seu substituto, de olho num cargo no STF, e que, feito o serviço sujo, não pensou duas vezes, abandonou vinte anos de magistratura e foi gozar da PROPINA que lhe foi paga na forma de cargo de ministro da Justiça.

Era para ser um degrau para chegar ao objetivo final, mas BolsoNero deu-lhe um pé na bunda - aliás, a única coisa positiva desse governo fascista que você defende.

Corruptos são os procuradores da República da Lava Jato, que extorquiram 2 bilhões de reais da Petrobras na forma de uma "fundação" que serviria para patrocinar "palestras" que seriam usadas para transferir PROPINA aos próprios procuradores.

Isso tudo está revelado e PROVADO e mais cedo ou mais tarde todos pagarão pelos crimes que cometeram na organização criminosa chamada Lava Jato.

O que me admira é você passar a mão na cabeça desses seus BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO, ao mesmo tempo em que acusa, sem fatos, sem crimes, sem provas, o sujeito que, ao fim e ao cabo, recebeu um verdadeiro ATESTADO DE HONESTIDADE dessa mesma OrCrim chamada Lava Jato, que atropelou Constituição, leis e direitos procurando alguma coisa que o incriminasse e NADA ENCONTROU. Tanto que teve que se contentar com duas REFORMINHAS em propriedades que não eram, nunca foram, não são e jamais seriam de Lula.

Aliás, a única coisa que encontraram foi um HOMEM HONESTO.

A honestidade é uma rocha que nem a força do mar consegue destruir.

A honestidade de Lula resistiu a um tsunâmi.

Isso é fato. Queira ou não queira a porra do seu preconceito.

(Em Jacareí, SP, aos 11 de março de 2021)