Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

07/05/2023

Desmascarando a Vizinha de Infância

Adoro meus amigos de infância. E sou sincero, adoro mesmo.

Gosto ao ponto de tentar fazê-los acordarem dessa catarse coletiva chamada "bolsonarismo".

Quando a amiga me diz "não quero saber das suas explicações", sei que ela quer dizer "não quero saber da verdade".

Mas eu insisto em levar a verdade aos meus amigos.

*************

C***, querida. Sou fã de sua simpatia transbordante, dessa sua elegância, da sua educação!

Acho interessantes vocês.

Ouvem ou leem uma feiquinius, têm ânimo para reproduzir a feiquinius, para sair comentando, para espalhá-la, mas na hora do desmentido fazem-se de desentendidos.

Para quem teve preguiça de ver o vídeo, espero que não a tenha para ler a reprodução.

Fiz especialmente para vocês!

*************

DESMASCARANDO:

Pessoal, eu queria abrir este vídeo da noite mostrando que a Bandeirantes cometeu um erro grosseiro, tá. Espalhou erro grosseiro sobre o preço do hotel do Lula. Essa feiquinius foi vasta... está sendo, né, vastamente utilizada pelos bolsonaristas. Então, foi uma vergonha total. E aí eles fizeram um editorial agora à noite se retratando. Não adianta.

O estrago já foi feito:

"REPÓRTER BAND (defronte o hotel): a informação que eu tenho é que o Lula e a primeira dama vão ficar hospedados na suíte real, no sétimo andar, e a diária pode chegar a 15 mil libras, o equivalente a quase 95 mil reais

LOCUTORA BAND (estúdio): Mas isso é cortesia da Coroa britânica ou a gente paga a conta?

LOCUTOR BAND (estúdio): só pra dormir?

OUTRA LOCUTORA BAND (estúdio): é, isso é importante (risos).

REPÓRTER BAND: pois é. A gente tá em contato com o governo brasileiro desde ontem, porque a informação que eu tenho é que é uma conta paga pelo governo brasileiro"

(CORTE)

"OUTRO LOCUTOR BAND (estúdio): o grupo Band havia divulgado ontem que o preço da diária do hotel em Londres onde o presidente Lula se hospedou poderia chegar a 95 mil reais. Mais tarde, no Jornal da Band, uma fonte do governo informou que não passou de 40 mil reais a diária paga. Agora está confirmado, o preço pode chegar a, no máximo, 37 mil reais. Lamentamos a distorção da notícia publicada antes".

*************

DESMASCARANDO: Bem, eu queria comentar duas coisas sobre isso. Primeiro uma reportagem de 14 de fevereiro do ano passado:

"Bolsonaro fica em hotel de 100 mil reais e banheiro de mármore. Viagem de Bolsonaro à Rússia acontece em momento de enorme tensão na região" (lendo o jornal Metrópoles).

E aí eu também sugiro uma matéria:

"FHC faz sua última viagem ao exterior", dia 8 de dezembro de 2002.

Sugiro a leitura porqué e é uma matéria em que o repórter, em tom totalmente amigável, né, o repórter mostra ali o quanto o hotel é bom, mostra as coisas, comenta as coisas que tem no quarto e tal, mas num tom muito ameno, inclusive tira uma foto do FHC mostrando a banheira lá do quarto do hotel.

Então, essa marcação especial com o Lula pode ter realmente uma origem na questão social dele, enfim, que ele teve uma origem simples, não sei. Porque, realmente, que existe uma pegada especial, uma cobrança especial em relação a ele...

Todo presidente do Brasil fica em hotéis excelentes. Agora, quando chega com ele, não pode