Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

16/04/2022

Ô, Ignorante!

Não adianta você aí ficar chamando Lula de "luladrão", "lularápio", "presidiário", "ex-presidiário", "descondenado", essa bobajada toda.

Não é porque você deseja, com a força desse ódio todo acumulado em seu coração, que ele seja o que você quer que, chamando-o de "ladrão", em ladrão ele se transformará.

Sei bem que você raciocina assim, que se fosse você que tivesse administrado orçamentos trilionários como Lula administrou, você teria desviado alguns bilhões ou milhões em seu próprio favor.

Sei que você, que foi pobre como Lula, embora certamente não tão miserável como ele, deve pensar que se também chegasse à presidência iria roubar a mais não poder, já que, segundo seu preconceito, quem vem da pobreza entra na política só para se dar bem.

Que se você fosse político, e principalmente se fosse presidente da República de seu país, você roubaria mesmo, porque, afinal, segundo esse mesmo preconceito que embaça sua visão, todo político rouba, sempre foi assim e assim será por todos os séculos e séculos amém.

Vou dizer-lhe uma coisa, sabichão: nem todo mundo tem essa propensão à desonestidade que você tem. Nem todos são como você. Nem todo pobre quer se dar bem à custa do povo, como você gostaria que tivesse sido consigo mesmo. Nem todo político rouba, como você roubaria.

Então, pare de projetar no outro a maldade que conduz esse seu espírito peludo.

Pare de projetar em Lula seus desejos mais íntimos e inconfessáveis.

Lula foi investigado intensamente, por anos a fio. Ele, a falecida esposa, os filhos, as noras os amigos, até os netos mais pequeninos, os auxiliares próximos, os aliados distantes, e o que foi que encontraram de irregular?

Nada.

Absolutamente nada!

Tanto que foi preciso recorrer a um juiz venal, ladrão, com perversidade e cara-de-pau suficientes para condená-lo por uma reforma meia boca num apartamento meia boca que não era, nunca foi, não é e jamais será ou seria dele. E outra reforma num sítio de um amigo dele.

Duas reformas!

Em imóveis que não são dele!

No fundo, no fundo, bem lá no fundo dessa sua alma doente, você deve estar zombando de Lula. "Que idiota! Comandou oito orçamentos federais anuais, mais de dez trilhões de reais enquanto esteve presidente, e saiu da presidência apenas com duas reforminhas meia boca!"

Lá no fundo dessa sua alma invejosa, você certamente agasalha desejos como "ah, se fosse eu, roubaria muito mais!"

Ô, ignorante, permita-me dizer-lhe outra coisa.

Uma pessoa, ainda que pobre na origem, ainda que dedicada à Política, ainda que tenha tido sob sua responsabilidade alguns bons trilhões de reais, pode ser honesta sim.

Talvez seja difícil a você, que sabe das tentações que atormentam seu espírito, aceitar a hipótese de que possa existir uma pessoa honesta na face da terra. Um político honesto. Um governante honesto.

Pois vou lhe dizer, meu caro, minha cara: existem e não são poucos.

Vou lhe dizer mais uma coisa que talvez sua ignorância não lhe permita enxergar: quando uma pessoa sai do meio do povo e sinceramente se propõe a lutar em favor dos interesses desse mesmo povo, em acabar com a miséria, com a fome e com a sede, em levar esperança e oportunidades aos mais necessitados, em garantir direitos aos trabalhadores, em gerar empregos e assegurar salários valorizados, essa pessoa desagrada aos donos do poder.

Essa pessoa incomoda o sistema.

E então, o que fazem esses donos do poder? Como reage o sistema?

Eles, os donos do poder real, fazem de tudo para tentar desacreditar esse governante bom, honesto, competente e sinceramente empenhado em promover a justiça social.

E a maneira mais fácil de tentar desacreditar esse bom governante é acusando-o de ser corrupto.

De roubar o dinheiro que é do povo.

Porque um governante pode matar seu povo, como o atual vem fazendo, mas o que comove as pessoas é mexer com o dinheiro delas. Lembre-se que o confisco da poupança levou o povo a apoiar o impeachment de Collor, mas o genocídio praticado por BolsoNero não o tirou da cadeira presidencial.

Assim fizeram com Getúlio, assim fizeram com Juscelino, assim fizeram com Lula e tentaram fazer com Dilma.

Mas vou lhe contar outra coisa, e prometo ser a última, pois já lhe contei coisas demais e imagino que talvez não caibam em sua consciência ou em seu cérebro: a Verdade é como as águas do oceano.

Elas estão lá, silenciosas, ocultas nas profundezas do mar, mas estão em movimento e, em dado momento se agigantam, se fortalecem e quebram na praia como ondas imensas de um tsunâmi.

E arrebentam com a força da Verdade, e destroem toda mentira que se construiu como castelos de areia.

O que resiste, o que permanece em pé como rocha indestrutível, é apenas a Honestidade.

A Lava Jato, a operação comandada por procuradores e juízes mal intencionados, ladrões, corruptos - que hoje estão aí, sendo destruídos pelo tsunâmi da Verdade -, transformou-se num eloquente atestado de honestidade conferido ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva.

Por isso, não adianta insistir em chamá-lo disso ou daquilo.

A Verdade e a Honestidade são irmãs gêmeas.

Não será todo esse seu ódio, não será seu preconceito, tampouco essa sua indisfarçável inveja que as destruirão.

Luz na mente e amor no coração!

(Luís Antônio Albiero, em Capivari, SP, madrugada de 16 de abril de 2022)