Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

16/04/2021

Treta Vapt-Vupt

Um conterrâneo aqui de Capivari, de prenome Jorge, foi à página do Lula no Facebook e escreveu, com evidente erro de gramática: ""que santinho ele transformou"" (Lula nunca transformou santo algum em qualquer coisa, é óbvio, nem jamais deve ter tido essa intenção; mas deu para entender o que quis dizer meu amigo que faltou às aulas de português).

Deixei lá o seguinte comentário:

**********

"Jorge , meu véi...

Você é do tipo que viu Jesus passar diante de sua casa, viu-o fazer o milagre da distribuição dos pães, viu-o levar pão a quem tem fome e água a quem tem sede, viu-o levar vida em abundância, dignidade, esperança e oportunidades aos que mais precisam, viu-o pregar ""amai-vos uns aos outros como eu vos amei"", mas, por saber que ele vinha lá da favela, porque foi pobre, porque defendia os pobres, você chamou a polícia e ele foi preso.

Depois você viu o Capeta passando também defronte sua casa, com todo figurino que lhe é próprio - rabo, chifres e tridente nas mãos -, viu-o fazer arminha e defender a tortura e os torturadores, ouviu-o jurar que mataria ""pelo menos uns trinta mil"" e a pregar ""matai-vos uns aos outros como eu vos matei"", e você o chamou de ""mito! Mito! Mito"" e elegeu esse seu Micto presidente da República.

Você é fera, Jorjão! Parabéns."

**********"