Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

29/01/2022

Inocente e Inocentado

Lula, dizem, "não foi inocentado". Mentira. Em muitos processos ele foi absolvido, que é sinônimo de "inocentado", de retornado à condição natural de inocente.

Nos demais, como o do triplex da OAS e o do sitio do Bittar, os processos foram anulados, ou seja, as acusações simplesmente deixaram de existir.

De fato, nesses casos a condição dele não é de "inocentado", mas a de "inocente", a condição natural de qualquer ser que acabou de nascer, ou seja, a mesma de quem jamais teve processo algum.

BolsoNero, claro, não podemos tachá-lo tecnicamente de culpado, de condenado, exatamente porque, abusando de sua condição de presidente da República, tem empreendido todos os esforços, legais e ilegais, para que nenhuma acusação contra ele seja investigada (nem contra seus preciosos filhos).

Lula, por sua vez, foi exaustivamente investigado, sem que ele criasse qualquer embaraço, e hoje está inocentado de algumas acusações e é inocente em relação a qualquer outra.

Tenho dito e repito: a operação farsesca chamada "Lava Jato" resultou num eloquente atestado de honestidade ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva.

26/01/2022

Decepção das Decepções

Hoje, passados mais de três anos de governo BolsoNero, ainda me surpreendo e me decepciono com pessoas a quem conheço desde minha longeva infância que se identificam com esse ser abjeto que de humano nada tem e que, quase no final do mandato, persiste em recusar-se a assumir o papel para o qual foi eleito.

Essas pessoas já me haviam decepcionado ao fazer a opção que fizeram em 2018. Nalgumas eu reconheço a falta de inteligência, noutras, a falta de humanidade, o que explica a escolha. Fizeram sua opção por pura e simples identificação.

Outras, porém, eram pessoas pelas quais eu nutria sincera admiração, fosse pelo caráter humanitário, fosse pela inteligência, algumas por ambas as virtudes. Virtudes aparentes, porém. Prevalece, infelizmente, o velho ditado sobre as aparências.

De vez em quando dou uma espiadinha no que anda rolando nos perfis dessas pessoas, na esperança honesta de que a ficha tenha caído. Afinal, lá se vão três anos e um mês e motivos para que retomem a consciência, BolsoNero forneceu-os às fartas.

Hoje me decepcionei de novo com uma dessas. E em seguida com mais algumas, observando as reações às postagens que ela fez.

Trata-se de alguém que marcou minha infância porque despertou em mim a primeira paixão. Já escrevi mais de uma vez a respeito, alguém por quem tive mais do que simples admiração por sua inteligência cartesiana.

Deusducéu, descubro agora que a pessoa era admiradora de Olavo de Carvalho, em quem via "grande inteligência"! E eu chamando o astrólogo autointitulado filósofo daquilo que ele era na realidade, um adestrador de imbecis que se comprazia em ver seu rebanho crescer numericamente.

Entre civilização e barbárie não se trata de uma questão de opinião, de escolha entre o que parece melhor ou o que mais agrada, se azul ou verde, Palmeiras ou Corinthians, Toyota ou Volkswagen. É algo bem mais simples, como um mais um dá dois. É ver a realidade como ela é, sem necessidade de uma grande perspicácia. Um básico de inteligência deveria bastar.

Para alguns, porém, um mais um dá 11. É a matemática alternativa fazendo sua festa - alegoria que cai como luva em relação à pessoa a quem me refiro.

A que fundo de poço o ódio, o orgulho e o preconceito levaram essas pessoas queridas. Estou a ponto de perder a fé na Humanidade.

23/01/2022

A Boca do Jacaré

Em crônica a que dei o título de "Maior e Vacinado", tratei com leveza da praga que o messias Jair BolsoNero rogou a todos que viessem a se vacinar. Disse o Micto que nos transformaríamos em jacarés. Relatei no texto a minha transformação e terminei informando que após tomar a segunda dose eu iria a Brasília.

Não vou dar spoiler. Acesse os links abaixo e me dê a honra de ler e, se possível, curtir, comentar, compartilhar, como queira, acaso queira.

O fato é que se trata de mera ficção e eu não me transformei em jacaré, de modo que não pude cumprir meu desiderato. Mas não faltou quem o fizesse por mim. Aliás, está fazendo. E olha que coincidência, é de fato um certo Jacaré, apelido de amigo de longa data da figura pretensamente mítica.

O tal amigo foi assessor do ex-deputado, atual (argh!) presidente da República e entregou todo o esquema das tais "rachadinhas". Disse que eram prática comum nos gabinetes do Micto e de seus filhos, lançados todos na política exatamente para explorar a franquia "Bolsonaro" e, assim, fazer crescer o patrimônio da família.

"Rachadinha" é designativo simpático, fofo, que não traz em si a carga negativa e pesada de um "mensalão", de um "petrolão", apodados desse modo, no aumentativo, para justamente elevar a magnitude de seu potencial maléfico.

Não nos enganemos, porém, com a fofura do tratamento dispensado pela mídia à prática da familícia. O que fizeram, o modo que escolheram os malandros federais para enriquecer é criminoso.

Drenaram para si muito dinheiro público, ao longo de décadas, uma grana preta que transitou pelas contas de falsos assessores dos parlamentares, gente que, conivente ou vítima ignorante, recebia uns tostões em retribuição ao serviço sujo prestado ao chefe. A maior parte dos salários, em alguns casos cem por cento do dinheiro dos impostos - pagos por mim, por você, por todos nós brasileiros - ia para os cofres da família de BolsoNero até se transformar em dezenas de imóveis registrados em nome das ex-esposas, dos filhos, dele próprio e de laranjas.

Dizem que o peixe morre pela boca. Significa que quem fala demais acaba se estrepando. A palavra se volta contra quem a proferiu. A praga pega em quem a rogou. O feitiço contra o feiticeiro.

No caso, o dito popular realizou-se, ou está se realizando, de dupla forma. O peixe morre pela própria boca, de um lado, e, de outro, pela boca de um jacaré.

Abra essa bocarra. Bote essa boca toda no trombone. E bom apetite, Jacaré.

(Em Jacareí, SP, madrugada de 23 de janeiro de 2022)

*************

Leia a crônica "Maior e Vacinado":

- no meu blogue "Crônicas & Agudas": http://cronicaseagudas.blogspot.com/.../maior-e-vacinado...

- na página "Crônicas & Agudas ", aqui do Facebook: https://www.facebook.com/147914562547688/posts/776282889710849/

- no portal Brasil 247: https://www.brasil247.com/blog/maior-e-vacinado

- ou no livro "Vendo a Vida Passar - A Travessia pela Pandemia", da editora ComPactos, coletânea da qual participo:

http://www.editoracompactos.com.br/index.php?route=product/product&product_id=102

CRONICASEAGUDAS.BLOGSPOT.COM

MAIOR E VACINADO