Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

22/05/2023

Os Últimos Bolsonaristas-Raiz

Eles hoje são poucos, e menos aguerridos do que foram até há pouco tempo, mas alguns ainda resistem. É o caso do cidadão Donizeti Santos, um dos mais empedernidos defensores do genocida que hoje nos desgoverna com quem tenho o desprazer de me defrontar diariamente pelo Facebook.

Eu não o conheço pessoalmente, nunca havia ouvido falar dele até conhecê-lo num grupo de minha cidade. Não sei se é conterrâneo, se mora mesmo na cidade, sequer sei se existe de verdade ou se é "fake", mas ele está lá, todo dia postando algumas coisas a favor do seu "Micto" e muitas, mas muitas mesmo, contra Lula, contra o PT, contra Dilma e contra todos nós, petistas.

Quem chega de fora e entra no grupo "Eleições Municipais Capivari" imagina, pela frequência com que ele posta coisas contra o PT, que o partido deve estar no poder ao menos na minha cidade. O PT nunca, jamais governou Capivari. Teve apenas três vereadores (eu mesmo, por dois mandatos, o saudoso Derly Andriotti - meu companheiro de bancada no início dos anos 90 -, e Getúlio Pedro Ferraz, que me substituiu por três meses na câmara e hoje já não milita mais no partido, ausência pela qual muito sinto).

Enfim, o glorioso Donizeti, a quem chamo de Donizeti Mentiras Santos, ou simplesmente "Senhor Mentiras" - porque é um mentiroso contumaz -, é um incansável detrator do PT porque reconhece a força que tem o partido em âmbito nacional, mesmo sabendo que na minha cidade é frágil.

Hoje, em mais um ataque do infeliz a Lula (usando aquela imitação grosseira do ex-presidente sobre as "denúncias" de Antônio Palocci no Jornal Nacional), em que ele, em comentário, insiste na inverdade de que seu Micto "pelo menos não tem acusação de corrupção contra si e seu governo", deixei a seguinte resposta:

*************

"Prezado, é o seguinte.

O genocida está em pleno exercício do poder que lhe foi conferido. Aliás, 'pleno' não é a melhor palavra, porque ele se recusa a exercer os poderes mais espinhosos, aqueles que exigem maior senso de responsabilidade e comprometimento com o povo. Enfim, formalmente é o presidente e está na presidência.

Investigar um presidente enquanto presidente é muito difícil. Observe como as investigações sobre a morte de Marielle Franco pararam desde que ele assumiu o cargo.

Ele - ao contrário de Lula e Dilma - controla com rédea curta o Procurador Geral da República, a quem 'compra' com insistentes promessas de conduzi-lo ao STF. O PGR é a única autoridade no país, por definição da Constituição, com competência para denunciar o presidente da República por crime comum.

Afora a morte de Marielle, estão paradas também as investigações da corrupção praticada por ele próprio durante os 28 anos em que vegetou como deputado federal, corrupção fofamente chamada de 'rachadinha'.

Recentemente, eclodiu o 'bolsolão', ou 'tratoraço', que é a compra dos deputados e senadores, basicamente os do 'Centrão' (que ele jurou que jamais de uniria a eles...), com emendas do orçamento, destinadas principalmente à aquisição superfaturada de tratores.

O 'bolsolão' é infinitamente maior, em valores, do que se dizia do célebre 'mensalão'.

Comprados os agentes políticos que poderiam investigá-lo, impossibilitam-se as investigações.

Além de controlar seu principal investigador, o PGR, BolsoNero controla dentro de casa a Polícia Federal e todos os mecanismos internos que poderiam iniciar investigações contra ele e seus ministros, como a CGU, hoje praticamente extinta por ele e seu ex-ministro, outro 'herói nacional' (sqn), Sérgio Moro.

Fatos simples, como o passeio da alegria do Hélio Negão, do Max Moura, do Arnesto que não pediu desculpas, do Dudu Bananinha e do Fábio WajTarde a Israel, a tal viagem 'para não ver' o spray nasal, esse honesto governo que você venera decretou sigilo por cinquenta anos!

Além do sigilo da viagem, decretou o sigilo dos gastos expressivos com as férias do Micto, dos milionários gastos com cartões corporativos dele e Michelle e de tudo o que pode comprometer ou iniciar uma investigação sobre a 'honestidade' do seu despresidente.

Esse seu governo 'sem corrupção' tem feito o que pode para esconder dados e fatos suspeitos, burlando a lei de acesso às informações e a lei da transparência, ambas vigentes desde os tempos do "corrupto" presidente Lula...

Interessante o contraponto, não é mesmo?

Há ainda o já esquecido, a despeito de pouco explorado, episódio do escândalo de Itaipu, ao qual a mídia deu pouca atenção, mas que envolveu grana muito elevada.

Isso tudo, meu caro, começará a vir à tona com toda a força a partir do dia seguinte ao que ele deixar, por encerramento natural do mandato ou pelo inevitável impeachment, a presidência da República e perder o foro privilegiado - que ele e filhos tanto condenaram enquanto era 'para os outros' -, e perder as rédeas da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Note - e talvez você não saiba, ou não se lembre, ou não queira se lembrar - que durante os oito anos em que Lula foi presidente ele, sem toda essa sanha controladora de BolsoNero, não foi alvo de NENHUMA investigação. Nem Dilma, que, aliás, sofreu poucas investigações e foi absolvida em todas.

Lula, meu caro, deixou o governo em 2011 e só em 2015 - portanto, quatro anos depois - surgiram as primeiras acusações, as primeiras investigações, já no bojo da antes feroz e hoje falecida 'Operação Lava Jato', levada a efeito pela Organização Criminosa de Curitiba que tinha por objetivos golpear Dilma, impedir Lula de retornar à presidência e extinguir o PT. Ou seja, apenas serviu de instrumento político de uma elite burguesa que já não tolerava mais os avanços sociais dos governos petistas. E que foi fundamentalmente útil para a eleição de BolsoNero.

E o que se tem hoje, depois de todo vendaval contra Lula e Dilma e o PT? Lula de volta ao cenário político, firme e forte, reconhecidamente inocente, liderando as pesquisas de opinião sobre a próxima eleição presidencial.

Mas não tema. Se seu santo Micto for mesmo honesto como Lula, como Dilma, por mais graves que sejam as injustiças que venham a cometer contra ele, no final das contas ele vencerá. Lula e Dilma venceram todas as falsas acusações, todas as mentiras, todas as feiquinius, toda a sordidez que lhes impuseram no caminho.

Tenha fé. Nada é mais forte do que a Verdade e do que a verdadeira Honestidade.

Força aí. Quero vê-lo na vigília diante da Papuda dizendo, meses a fio, faça sol ou faça chuva, enfrentando o frio e o calor, dizendo pela manhã 'bom dia, presidente BolsoNero', na hora do almoço 'boa tarde, presidente BolsoNero' e antes do sagrado descanso na barraquinha 'boa noite, presidente BolsoNero'!"

*********

PS.: Pesquisando no perfil desse Donizeti Mentiras Santos, vi que ele é de São Miguel Arcanjo, reside em São Roque e trabalha na empresa 3 Corações, em Araçariguama, às margens da Rodovia Castelo Branco. Não tem nada a ver com Capivari. Sequer tem amigos nesta cidade. Detectei um único "amigo em comum", da cidade de Rafard.