Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

17/12/2017

Diálogo com um Coxinha Querido

Um coxinha muito próximo e querido me enviou a seguinte mensagem, pelo Whatsapp:

**********

"15 anos de Lulismo deixaram o país nesta situação. Mas estamos voltando aos trilhos. Um pouco de crescimento este ano ano que vem previsão de 3% de aumento do PIB e inflação próxima a meta e dólar baixo"

**********

Respondi:

**********

"J., não seja desonesto.

Lula nos levou à condição de sexta economia do mundo. Com Dilma, houve desemprego zero até 2015.

Quem nos levou a 'essa situação' foi Eduardo Cunha, que em parceria com Aécio Neves tudo fez para que ela não não pudesse governar.

Você já se esqueceu das 'pautas bombas'? Esqueceu que a dupla se uniu a Temer para dar o golpe?

Tudo o que Lula e Dilma construíram em treze anos - não foram 15, foram pouco mais de treze - Michel Temer destruiu em menos de dois anos.

Destruiu o legado de Lula e destruiu o legado de Getúlio Vargas.

E entregou nossas riquezas e nosso futuro para as petrolíferas estrangeiras.

J., J., você continua me decepcionando..."

************

Ele replicou:

************

"Albiero vamos trabalhar política não nos enche a barriga vamos trabalhar e ganhar dinheiro não somos ricos ainda temos que batalhar pois esses políticos estão todos nadando em dinheiro Vamos trabalhar amigo e deixar bens para os nossos Estes ladrões já deixaram para a quinta geração Se liga você é inteligente"

*************

Eu trepliquei:

*************

"J., eu trabalho e trabalho pra caramba. Trabalho de dia, de noite, de madrugada. Trabalho para mim, para minha família e dedico também um tanto do meu tempo, do que a natureza me deu de inteligência e capacidade de raciocínio em favor dos outros, dos que precisam mais do que eu.

Eu vim de baixo, do nada, da miséria, de não ter o que comer. Eu sei o que é você ter esperança no futuro e não ter ajuda de ninguém. Sei o que é viver sob governos que não olham para os de baixo. Superei tudo sozinho, eu, minha mãe e minha irmã. Conquistei o que conquistei por esforço próprio. Poderia muito bem ter-me acomodado, cuidar da minha vida, enaltecer a tal da 'meritocracia', e deixar o resto que se explodisse.

Mas não.

Desde cedo eu tomei consciência do que é a vida, do que é a sociedade em que vivemos, do que é a Política. Eu acompanho a política do país desde meus sete anos de idade.

Por isso lutei para que um dia este país tivesse um governo que de fato representasse os de baixo, como eu estive lá embaixo, lá na base da pirâmide social. Que enxergasse os invisíveis, o faxineiro que passa por você e você nem nota. O gari, o cortador de cana, o morador de rua, o negro da periferia.

Eu sabia que se eu chegasse à presidência da república eu olharia para essa gente. Eu não cheguei, nem chegaria, mas ajudei um cara excepcional que me representou nessa missão.

Esse cara se chama Luís Inácio Lula da Silva.

E ele não me decepcionou. Ele olhou para os de baixo. Ele salvou da miséria, da morte pela fome, ou da exclusão social, 36 milhões de brasileiros.

Você tem noção do que isso significa? Do que significa você não ter o que comer, estar condenado a comer calango ou gabiru, como nos tempos de FHC, e passar a poder fazer três refeições por dia?

Você tem ideia do que seja uma família nordestina, acostumada à seca, passar a ter uma cisterna em sua propriedade? E foram um milhão de cisternas que o governo, desse cara que você acha que é ladrão porque a Globo diz que é, fez. Um milhão de cisternas!

Você tem ideia do que sejam cinco milhões de jovens que antes não tinham oportunidade de estudar, passarem a ser universitários? Você sabe quantos universitários o Brasil tinha antes de Lula? Eram 3 milhões, Lula botou mais 5 milhões de jovens nas universidades. Mais que dobrou!

Aí, porque um empresário quis fazer um agrado a ele, oferecendo a ele um triplex - ou seja, três apartamentos de 70m2 um em cima do outro - numa praia como o Guarujá, tipo classe média, e ele RECUSOU, você segue a manada liderada pela Globo e o chama de 'ladrão'.

Porque vem outro empresário e oferece a ele um terreno, e ele de novo RECUSA, você o chama de 'ladrão', "corrupto".

Lula foi condenado por corrupção passiva, sabe por quê? Porque recusou propina! RECUSOU!

Você mesmo chegou a acreditar que Lula ou Lulinha fosse dono da Friboi. Hoje, depois de tudo o que houve na JBS, ninguém mais se dispõe a passar vergonha e dizer uma estupidez como essa!

Sim, eu luto e lutarei para que esse 'ladrão' volte a ser presidente da república. Eu ponho em risco meu emprego, meu cargo, onde tenho um salário invejável e invejado, mas não abro mão de lutar por esse objetivo. Porque não luto por mim, luto pelos que estão na mesma condição em que eu me encontrava quarenta anos atrás e não tinha um prefeito, um governador, um presidente da república que efetivamente pensasse em mim e nos meus iguais.

Por isso, meu caro, Lula vale a luta!

Não será esse discursinho pronto, feito pelo Merval e pelo Sardenberg, pelo racista do Waack ou pelo imbecil do Bonner, pela Míriam Leitão ou pela Eliane Cantanhêde, todos capachos da família Marinho, que vai me fazer mudar minhas convicções.

Não perca seu tempo tentando me convencer. Contra fatos, contra dados oficiais, contra reconhecimentos da ONU e da comunidade internacional, contra o sentimento do povo agradecido, nada me convencerá. Nem a mim, nem a esse povo que sabe bem o que está acontecendo com seu presidente, com nosso querido presidente Lula.

Ao contrário, gaste um pouco do seu tempo e do seu cérebro para pensar no que era o Brasil antes de Lula e no que se tornou, de fato e de verdade. Dedique um pouco de seu tempo e de suas faculdades mentais para olhar para essas pessoas que passam invisíveis perto de você.

Seja mais humano, mais solidário, mais honesto consigo mesmo, mais conectado à realidade que o cerca. Seja mais inteligente!

Não se deixe levar pelo preconceito, pelo ódio de classe, pelo efeito manada promovido pela Globo, Veja e outros meios de comunicação interessados apenas em se manter no topo da pirâmide social.

E não me venha mais dizer para eu trabalhar, porque isso eu já faço, todos os dias, e desde meus sete anos de idade. Minha infância praticamente foi perdida justamente porque fui obrigado a trabalhar para garantir um mínimo de sustento para mim e minha família."

**********

PS.: A quatréplica dele foi: "Chega"

**********

(Em Americana, SP, aos 17 de dezembro de 2017)