Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

04/11/2022

A Mais Querida da Infância

Resposta a uma amiga conterrânea:

"M..., querida, como vai?

Já deu uma olhada em quem está do lado do seu Micto?

Sabe quem é Valdemar da Costa Neto? Lembra de Roberto Jéferson? De Eduardo Cunha? De todo o pessoal do tal Centrão - aquele mesmo sobre o qual o impoluto só-que-não general Heleno cantava "se gritar pega Centrão..."?

Já viu o patrimônio acumulado por seu Micto ao longo de três décadas só na exploração da franquia eleitoral do sobrenome da familícia?

Conhece Flávio Bolsonaro e sua mansão adquirida por 6 milhões de reais, por baixo, em plena pandemia? Jair Renan, sua mãe e respectiva mansarda?

E Fabrício Queiroz? Já descobriu por que ele depositou 89 mil reais na conta da Michele?

Já examinou a compatibilidade entre os rendimentos da familícia e a aquisição de C E N T O E S E T E imóveis, dos quais C I N Q U E N T A E U M foram pagos em dinheiro vivo?

Você faz ideia do porquê de pagar imóveis em dinheiro vivo?

Já calculou o volume de 6 milhões de reais em notas de cem?

Estimada, vire esse disco arranhado. Não se apequene tanto.

Não se iguale a essa gente abilolada que já comemorou três ou quatro "prisões em flagrante" do Alexandre de Moraes, que não cessa de festejar cada vez que a tia do WhatsApp informa que já "confirmaram a fraude" e que o Micto "tem as provas", as mesmas que há anos ele vem dizendo que tem.

Nao se imiscua com essa gente amalucada que canta o hino nacional para pneu, que tenta segurar caminhão na unha bancando o SuperHomem, que se ajoelha no asfalto molhado para rezar um terço puxado pela descompensada Cássia Kis, que vai ao delírio por ouvir que o Micto precisa de 72 horas para dar o golpe - e esse tempo que não passa!

Que acredita com fervor que o Micto está mictando à ré, ou seja, "mijando para trás", mas é só "de mentirinha", só para enganar o Alexandre de Moraes, o mesmo que não para de ser preso em flagrante...

Que vai em multidão à frente da sede do exército do Rio de Janeiro ou em porciúnculas diante dos Tiros de Guerra, como fizeram os ridículos conterrâneos desta amada Capivari, para pedir intervenção militar, a que chamam de "intervenção federal" (cuide-se, Rodrigo Garcia!) em defesa - pasme! - da "liberdade de expressão"!

Não lhe ocorre que algo muito errado não está certo nessa lambança toda? Nessa alucinação generalizada? Nessa alienação coletiva? Nesse "remake" do episódio da seita liderada por Jim Jones em 1978?

Olha com que tipo de gente você se envolveu, rasgando sua biografia a ponto de por em xeque sua reconhecida inteligência cartesiana!

Por falta de aviso meu é que não foi!!!

Não se prenda ao passado. 'Bora caminhar para a frente que a fila andou.

Lula venceu, vai governar pelos próximos quatro anos. O time do Micto vai para a oposição. É assim na Democracia!

Vamos pensar no futuro.

Vamos pensar no que interessa ao povo pobre, que quer comida na mesa, três refeições ao dia, emprego, salários valorizados. Dignidade, esperança, oportunidades e vida em abundância, como Lula já proveu aos mais necessitados nos dois primeiros mandatos, ao que Dilma deu sequência.

Deixe que a polícia e o Ministério Público cuidem das cuecas e dos pneus preenchidos com dólares, do ouro cobrado pelos pastores do ministério da educação para liberar recursos, da tentativa de faturar R$1 de propina por dose de vacina adquirida em plena mortandade da pandemia.

Já chorou? Já esperneou? Já lambeu as feridas? Fez bem.

Agora engula esse choro, cesse os soluços, respire fundo e se prepare para a próxima.

Que já tem até data marcada: 4 de outubro de 2026.

Aproveite este momento tragicamente hilário para reler "O Alienista" e boa sorte da próxima!

*************

(Luís Antônio Albiero, em Capivari, SP, madrugada de 4 de novembro de 2022)