Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

31/01/2022

Paciência por um Fio

Postei o vídeo em que Lula informa e comemora o fim definitivo do processo do "triplex" e eis que uma amiga muito querida, a quem conheço desde minha adolescência - fomos, inclusive, vizinhos por muitos anos - e por quem tenho a mais elevada estima, fez o questionamento que está na imagem..

Eis abaixo a minha resposta.

Antes, porém, registro que ocultei o nome e a foto de perfil dela nesta postagem porque minha estima por ela é tanta que quero poupá-la de se ver submetida a tamanha vergonha pelas bobagens contidas em seu comentário.

O comentário dela é público, está lá na minha postagem original em que publiquei o vídeo (na verdade, num compartilhamento que fiz num dos grupos da minha cidade de que participo), mas tenho a impressão de que o bom senso - sobretudo o senso de ridículo - e a honestidade, que certamente ainda habita seu bom caráter, a levarão a excluí-lo. Eu, pelo menos, faria isso, para minimizar o grau de vergonha.

Segue minha resposta, um tanto dura, mas necessária:

*************

"Sandra, mas onde você leu mais essas bobagens, de que ele "pediu de volta" o sítio e o triplex?

Desculpe-me a grosseria, mas onde é o cocho em que servem essas informações falsas, esse capim estragado que alimenta o gado?!?

E você, em particular, sabe a verdade, porque eu mesmo já lhe falei!!! E mais de uma vez!!!

1. O sítio é dos Bittar, foi comprado por Jacó Bittar, com dinheiro do FGTS de mais de trinta anos de trabalho como petroleiro e indenização trabalhista. Nem a juíza do processo, nem Moro, jamais disseram que o sítio pertencesse a Lula. Como é que Lula poderia pedir de volta o que está registrado em nome dos Bittar, que o compraram e pagaram por ele?!?!?!

2. O triplex pertence à OAS , que quis vender para Lula, que recusou a compra.

O que ele "pediu de volta", e que a justiça já lhe concedeu, foi o dinheiro que ele pagou por uma cota referente a outro apartamento, menor, localizado em andar inferior (quarto andar, salvo engano).

O que a OAS queria era trocar esse crédito, o valor que já havia sido pago pelo outro apartamento, como parte do pagamento do triplex - que fica na cobertura do prédio.

O triplex jamais lhe foi oferecido como "propina". Sempre foi uma proposta de venda, com aproveitamento do valor que já havia sido PAGO pelo apartamento menor.

Você não é burra, creio que tenha absoluta capacidade de raciocínio para entender isso.

Desculpe-me de novo, mas parece que você prefere mesmo é fazer o mesmo que fazem os hipócritas que agem de má-fé.

As pessoas que agem dessa forma, sabendo a verdade, agem desonestamente.

É uma contradição agir com essa desonestidade para cobrar honestidade alheia.

A mim está insuportável continuar convivendo com gente que age com essa falta de caráter, mesmo aqui pelo Facebook.

Sei que não é esse o seu caso. Por isso, vou lhe sugerir e solicitar, pela última vez: não aja como os desonestos, os hipócritas.

Seja honesta!

Espero não ter de me afastar de você. Beijos respeitosos.

Bom dia