Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

30/06/2014

Traficantes de Escândalos

TRETA de 30 de junho de 2014, que redescobri salva em arquivo Word. As postagens originais foram deletadas, a pedido da minha estimada contendora. Em respeito a ela, publico com omissão de seu nome, "B. D." Transcrevo todo o debate, incluindo as proveitosas e oportunas intervenções das amigas Vera Suzana Fonseca e Sônia Dugaich.

************* ************* *************

"Neste sofrido, porém, ao fim e ao cabo, alegre sábado, eis que fui desafiado pela estimada conterrânea B. D. a me pronunciar sobre 'graves denúncias' formuladas por um conhecido senador do Pará (tucano, naturalmente), segundo as quais um 'filho do Lula' seria um homem 'super milionário', dono de fazendas em seu estado, rebanhos e, claro, da boa e velha Friboi.

Ela teve a generosidade de me expor a essa instigante e profunda polêmica, de modo que me sinto na obrigação de retribuir tanta bondade.

Vejam minha resposta:

*************

'(Luís Antônio Albiero)

Deputados e senadores gozam de imunidade. A Constituição garante inviolabilidade de suas palavras. Podem mentir e inventar à vontade. Podem especular, como fez esse parlamentar. É fácil fazer referência a uma 'investigação secreta'. É fácil reproduzir comentários. Qual a fonte oficial? Quais as provas?

Para saber quem é o dono de qualquer terreno em qualquer lugar do país, você vai ao cartório e obtém uma certidão. Cadê a certidão?

A bobagem de ser 'dono da Friboi' já foi amplamente desmascarada. Mas antes disso EU MESMO fui ao portal da JUCESP e pesquisei. Nem Lula nem seu filho são donos.

Enfim, você tem direito de acreditar em qualquer bobagem, em qualquer mentira. Eu prefiro checar. Um verdadeiro cristão não pode conviver com a mentira. E fofoca, a Bíblia chama de 'tráfico de escândalos'. Eu é que não vou traficar coisa alguma. Boa noite. E viva a verdade! Viva o Brasil!'

*************

(Vera Suzana Fonseca)

Como a verdade soa firme, direta! Tão diferente da mentira que soa como fofoca! E vem camuflada para enganar os incautos.

*************

(B. D.)

Um verdadeiro cristão também não é conivente com o erro, só é fofoca quando não é verdade. Mas o que você publica a respeito dos outros partidos é tudo verdade então? Só o PT fala a verdade, os que foram condenados e dizem que são inocentes você acredita de olhos fechados. Um deputado ou senador de outro partido não tem credibilidade nenhuma só estão lá para denegrir a imagem do PT. Entendi!!! Só quero deixar a você o que a Bíblia também diz: 'Ai daqueles que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!' e 'Ai dos que justificam o ímpio por presentes e ao justo negam a justiça!'. Isaías 5: 20 e 23. neste mesmo capítulo tem outros 'ais' e em Habacuque 2, também. E viva a justiça!!!

*************

(Luís Antônio Albiero)

Não sei dos outros partidos. Sei apenas, porque trabalhei pessoalmente com a questão, quando assessorei a bancada de deputados estaduais do PT, da corrupção que há vinte anos vem alimentando o PSDB paulista.

Fui autor, como assessor, de inúmeras representações ao MP a respeito dos casos Alstom e Siemens, todas respaldadas em investigações e condenações judiciais da Suíça e da França.

O envolvimento do Robson Marinho, por exemplo, já era objeto de denúncia que eu mesmo preparei em 2008. O Ministério Público paulista simplesmente ignorou. Só recentemente denunciou o esquema. Só que os crimes, na maioria, estão prescritos.

Eu não espalho mentiras. Eu procuro ser fiel à verdade e à justiça. Posso lhe fornecer os documentos que obtive na JUCESP sobre a Friboi. mas como pelo jeito você não confia em minha palavra, recomendo a vc que você mesma faça suas buscas.

Procure no Google com a palavra Jucesp. Cadastre-se com a senha da fazenda estadual, a mesma que vc já deve usar para a Nota Fiscal Paulista. Digite Friboi e pesquise. Escolha 'certidão simples' ou 'completa', tanto faz. Os documentos são gerados em PDF.

Quanto às tais fazendas no Pará, era preciso ao menos saber em que cidade se localizam. A mentira é tão escandalosa que o infeliz senador, traficante de escândalos, sequer menciona o nome do município. Se tivesse mencionado, era só fazer busca no cartório de registro de imóveis. Isso hoje é possível até por telefone. Em alguns lugares, até mesmo pela internet.

Se você tem certeza de algo errado, criminoso,, tem não só o direito de denunciar, mas o dever. Se não, ao espalhar uma mentira, vc estará cometendo um crime, calúnia. E desafiando as sagradas escrituras.

*************

(Luís Antônio Albiero)

E eu não sou do tipo que contemporiza com o crime, como você parece ter insinuado - perdoe-me se fiz má leitura. Por outro lado, não vou acusá-la de indignação seletiva, embora eu veja seu empenho em denunciar o que, segundo a imprensa comprometida com o poder econômico, pode respingar no PT, mas não veja o mesmo empenho, por exemplo, em relação ao escândalo do Trensalão que abastece o caixa de campanha dos tucanos paulistas desde a eleição de Mário Covas. Disso eu falo porque sei, porque trabalhei com essa matéria.

Mas agora pesquise e me responda: em que governos a Polícia Federal realizou mais operações de combate à corrupção, sonegação e tráfico de drogas? Nos do PT, nos do PSDB ou em anteriores (inclusive nos militares)?

*************

(Sonia Dugaich)

eu acho que a gente nao devia reprisar essa coisa

*************

(Luís Antônio Albiero)

Outra coisa. Sobre os meus companheiros condenados que estão presos. Eu não acredito na inocência deles 'de olhos fechados', como você diz. Muito pelo contrário. Eu acredito justamente porque tenho os OLHOS BEM ABERTOS.

Falo como TÉCNICO DO DIREITO. E falo também à luz da ciência política. Examinei o caso sob os dois enfoques e posso lhe AFIANÇAR: eles foram condenados por razões essencialmente POLÍTICAS.

Para isso, o ministro relator teve de recorrer a uma TEORIA de inspiração nazista, e ainda assim aplicada de modo enviesado.

A verdade ainda virá à tona. Sou defensor da verdade e da justiça, ainda que isso me custe inimizades e sentimentos de ódio. E para isso eu tenho um modelo que deveria ser modelo para todos nós. Mas eu não vou bater no peito e dizer das minhas crenças, como fazem muitos pseudocristãos (e eu não estou dizendo nem insinuando que esse seja o seu caso).

A verdade e a justiça devem ser buscadas sempre, custe o que custar. Mas a patuleia ignara prefere sempre libertar Barrabás. Paciência.

*************

(Luís Antônio Albiero)

De resto, devo lhe dizer que gostei muito dos conselhos que vc extraiu da Bíblia. São palavras verdadeiras que devem nos orientar a todos, sempre. Espero que lhe sirvam para uma reflexão profunda a respeito de todos esses acontecimentos. Que você faça bom uso de tão sábias palavras. Porque a verdade sempre haverá de prevalecer. Boa noite!

*************

(Luís Antônio Albiero)

Querida Sõnia Dugaich. Compreendo suas preocupações. De fato, acabamos reproduzindo as calúnias, contribuindo, de algum modo, para espalhá-las. Mas no caso julguei pertinente e útil; sobretudo pelo respeito que nutro pela pessoa que me desafiou. Não devemos temer a mentira. Precisamos enfrentá-la com a verdade.

*************

(B. D.)

Você está muito enganado Luis eu não te desafiei apenas te perguntei porque você sempre disse que a Veja era parcial e espalhava mentiras. Nesse vídeo quem fala é um senador, então queria saber se o que ele estava falando é mentiras, mas me enganei a seu respeito, só sabe defender acusando e levando para o lado pessoal, me acusando de má cristã e fofoqueira (creio que não me acusou de traficante de mentiras também), por isso coloquei os versículos para mostrar que a Bíblia diz outras coisas também e que devemos ser orientados por ela. Você mencionou a Bíblia primeiro. Contudo peço que exclua esse post, pois na realidade eu não te indaguei na sua página e sim no grupo destinado a discussões políticas, pois assim achei que seria melhor. No mais te desejo felicidades e sucesso na vida...

*************

(B. D.) Já exclui o meu do grupo eleições municipais....

*************

(Luís Antônio Albiero)

B., querida. Admito, com humildade, que talvez eu tenha feito leitura equivocada do seu questionamento. É que, exposto como foi, senti um tom provocador, desafiador. Mas eu não ataquei você. Chamei de 'traficantes de escândalos' os que espalham mentiras - que espero e creio não ser o seu caso -, como é o caso desse senador, conhecido por esse tipo de comportamento. Como é o caso da Veja. Como é o caso d'O Globo por ele mencionado.

E só fiz referência à Bíblia porque usei essa expressão, 'traficantes de escândalos', que conheci recentemente e achei original e pertinente.

Quem me falou a rezpeito dessa expressão foi uma amiga e cliente evangélica, aqui de Americana. Procurei no Google e só encontrei alguns poucos textos que a mencionam, sempre tendo por referência a própria Bíblia.

Só me animei a responder seu questionamento exatamente porque a respeito e a acho digna de minha atenção. Há dois ou três ali do grupo com quem me recuso a travar qualquer diálogo, devido ao baixo nível.

Vou deletar este post, só por ser um pedido seu, mas só depois que vc confirmar ter lido este comentário.

De resto, reafirmo com sinceridade que as citações bíblicas que vc fez serão muito proveitosas para mim. Espero que, na mesma medida, sejam para você também.

*************

(B. D.)

Obrigada por deletar, e ficamos por aqui então, renovo meus votos de sucesso e felicidades... e que Deus o abençoe sempre...

*************