Espaço Literário no Substack

Pesquisar neste blog

13/11/2021

Vão pra Cuba!

Acho engraçado quando bolsonaristas, sempre equivocados, berrando nas ruas (como fizeram com Guilherme Boulos dia desses na aprazível Rio Claro) ou em caixa alta nas redes sociais, nos "xingam", segundo eles acham, de "comunistas" e nos mandam para Cuba ou Venezuela. E nos mandam para lá morarmos em definitivo, do tipo nunca mais voltem!

O Leandro Karnal diz, numa de suas palestras disponíveis na internet, que quando alguém o chama de "filho da puta", a reação dele é de indiferença, pois sua genitora não é prostituta e, portanto, o chamamento não é para ele. E, se ela fosse, o sujeito estaria apenas fazendo a constatação de um dado da realidade, de modo que não o ofenderia.

Eu não sou comunista, de modo que, ao se referir a mim como tal, o mal educado não me afeta, pois não me diz respeito, e passa longe de me ofender. E se eu fosse mesmo comunista, só me caberia responder civilizadamente ao cumprimento a quem aos berros me chama porque, afinal, está - estaria, fosse o caso - me reconhecendo em meio à multidão, seja esta real ou virtual. "Olá! Tudo bem?", retribuiria eu, com serenidade.

Ou seja, nada mais inócuo do que xingar alguém do que quer que seja. Puro desperdício de bile, adrenalina e saliva. Ou de movimentos dos dedos. O malcriado só expõe mesmo é a pobre mãe e o próprio pai, que decerto terão falhado na criação de tão infeliz rebento.

O que será, afinal, que esses doentes entendem por comunismo? Ontem vi um vídeo incrível em que um exemplar dessa espécime "denunciava" o McDonald's, templo sagrado do capitalismo, de "comunista", porque construiu banheiros individuais em seu estabelecimento de Bauru, SP. Isso mesmo. Banheiros individuais, para homem, para mulher e para terceira via. E a prefeita de lá, bolsonarista igualmente enferma, endossou e formalizou a denúncia!

Fosse guerrinha entre o delicioso bauru, lanche que, a despeito do nome, nasceu numa conhecida lanchonete da capital paulista (como referência a um freguês natural da cidade interiorana que o adquiria frequentemente), e o importado e nocivo BigMac, meu nacionalismo nada extremado até me levaria a hipotecar todo meu apoio, mas não é o caso.

Quando me mandam "morar em Cuba" ou na Venezuela, eu respondo que sou brasileiro, acentuo que sou feliz onde moro e indago por que raios eu deveria me mudar. E por que não me mandar para a China, Japão, Portugal, EUA, Argentina, Chile, Austrália, Egito, Afeganistão...? O mundo é tão grande, ora pois pois!

Esse povo tem é fetiche por Cuba e Venezuela. Deveriam eles, pois, mudar-se para lá. Ou ao menos ir a passeio, coisa que ainda pretendo fazer no tempo que me resta sobre esta Terra, que não é plana, a despeito da convicção dessa gente que adora se deixar enganar.

Se forem, me mandem notícias. Ao menos um cartão postal. E sejam felizes. Vou quando puder. E se quiser. E lá ficarei o tempo que me aprouver.

(Luís Antônio Albiero, em Capivari, SP, aos 13 de novembro de 2021)

12/11/2021

Marreco à Cabidela

Sentindo engulhos, ouvi integralmente o discurso do ex-juiz federal Sérgio Moro, a quem o deputado Glauber Braga eternizou como "juiz ladrão" e o STF, como parcial e incompetente, no ato de filiação ao Podemos. Resisti. Sobrevivi.

O discurso foi mesmo de candidato a presidente da República. Fala bem articulada que durou uma hora quase cravada. Já até me acostumei com o grasnado que tornou famoso seu epíteto de "Marreco".

Moro não pode ser desprezado, como desprezamos (eu também!) o ogro que hoje nos desgoverna. Vem com respaldo do governo estadunidense e apoio da grande mídia - Rede Globo à frente.

Decola como um marreco de fato, ou seja, com expectativa de voar alto - ele já larga na faixa dos 8%, segundo pesquisa recente, desbancando o vetusto Ciro Gomes, candidato de longa jornada e eternos 12%, hoje em declínio -, mas, a meu juízo, tende a acabar fazendo um voo de galinha, baixo e curto.

Pense num sujeito rasteiro. Dissimulado, falso, fingido. Digno desse meu excesso de pleonasmo, pelo qual peço escusas ao distinto leitorado.

Fala em inclusão social, geração de empregos, erradicação da pobreza, como se nada tivesse a ver com o cenário de terra arrasada que ele e sua OrCrim da Lava Jato nos legaram.

Não entendo esse pessoal da Lava Jato. Parece que não estão satisfeitos com a desmoralização que já sofreram e querem mais. Álvaro Dias já anunciou que Deltan Dallagnol será o próximo a filiar-se à sua sigla e atrás dele devem vir outros ex-procuradores da mesma organização criminosa que se hospedou, como parasita, nas entranhas do Ministério Público Federal. Ao abandonarem os cargos, passaram recibo às acusações de que, no exercício das funções públicas, agiram sempre com claro objetivo político; com as filiações, reconheceram as firmas em cartório.

Essa gente largou carreira das mais valorizadas, que lhes assegurava altíssimos salários, vitaliciedade e outras garantias de liberdade funcional, para se aventurar no terreno movediço da política institucional. Deixaram o "partido judicial" que bem poderiam chamar de "Podemos Tudo" para, em regressão, filiarem-se ao só "Podemos". Ali adiante vão acabar percebendo que foram tragados para o buraco do "Nada Podemos".

Ou entendo. Sabem que serão alvos de tiros, porradas e bombas de todos os lados na campanha presidencial que se avizinha e que não terão quem os defenda. Então, vão eles mesmos dar a cara a bater. Melhor assim. Que saibam que vão apanhar a não mais poderem.

Não temos como adivinhar se Moro se sustentará, se chegará de fato a ser candidato ou se terá estofo para um eventual segundo turno. Que sirva ao menos para bater em BolsoNero e irrigar voto deste para Lula, abrindo ensanchas para a vitória do petista em primeiro turno.

E que venha mesmo. Temos, mais que preparado, o candidato ideal e afiadíssimo para fazer picadinho de marreco e o preparar ao famoso molho à cabidela, aquele feito do próprio sangue da ave servida. Lula sempre disse que queria muito debater com Moro e Dallagnol e derrotar o "candidato da Rede Globo". Eis que se aproxima a hora.

(Luís Antônio Albiero, em Capivari, SP, na madrugada de 12 de novembro de 2021)

08/11/2021

Tome um chá de rosas

Empresário da minha cidade vem dialogando comigo há dias. Suas últimas mensagens (em privado):

**********

Aqui ficou claro que vc tem político de estimação

Segundo, jamais citei sua idoneidade, você já me chamou de tudo o que é pejorativo, acho que vc tem que rever seu ponto de vista, não ficar cego e ver que até a companheirada em depoimento acusou seu maior ídolo, petróleo mensalão e tufo que é ao, não é eu que digo, tem gente do seu partido presa que confessou, como sempre, nunca soube de nada,

**********

Minha derradeira resposta:

**********

Quanta tolice.

1. Não o chamei de nada "pejorativo". Tudo o que fiz e insisto foi exortar a você que pare de espalhar essas mentiras sobre Lula, que você insiste em fazer. Quem atenta contra a própria idoneidade é quem teima em espalhar mentiras para atingir a idoneidade alheia;

2. Não tenho como "rever" o que eu vi: cada processo contra Lula, cada acusação falsa, cada resultado - em TODOS ele foi absolvido. Releia o tanto de coisas a respeito sobre as quais já lhe informei. Não tenho como alterar o que meus olhos de profissional do Direito há 33 anos viram.

3. A cegueira não é minha. Recomendo-lhe uma consulta urgente com Dr. Rovilson ou Dr. José Annicchino (em Piracicaba). Só não sei se eles ainda estão na ativa.

4. Não tem ninguém do meu partido preso. Ninguém! Procure informar se antes de espalhar mais essa mentira. E quem havia sido condenado foi absolvido.

5. Nunca neguei que tenho políticos de estimação. Faço questão de tê-los e de contribuir para que continuem se elegendo. Tenho alta estima por grandes políticos como Lula, Dilma, Haddad, Mercadante, Suplicy, Genoino, Zé Dirceu, nossos saudosos professor Delçon, dona Nadyr Monticelli. São muitos e já lhe falei sobre isso, mais de uma vez. Cuide dessa memória também.

6. Lamento por pessoas como você, que não cultivam estima por político algum e na hora do voto têm de se agarrar a qualquer dejeto político que surge na curva do rio, como Collor, Aécio e BolsoNero.

7. Esse seu ódio não atingirá Lula, que nem sabe da sua existência. Só fará mal ao seu próprio coração. Arranque dele essa flor venenosa que você parece cultivar com tanto zelo. Até porque não servirá para nada. Ano que vem Lula será eleito e, se tudo correr como espero, Haddad será governador do Estado de São Paulo. Queira seu ódio ou não queira. Prepare-se para, como empresário, lidar com essa realidade.

8. Por fim, poxa, como é difícil arrancar de você uma palavra positiva! Você só vomita bile! Tome um chá de rosas, dê leveza à sua alma!

Bom dia, boa semana.

(Em Capivari, SP, aos 8 de novembro de 2021)