01/06/2024

Livro "Crônicas & Agudas" na Amazon

 

Crônicas & Agudas eBook Kindle





Minha página de autor na Amazon; clique aqui.
APRESENTAÇÃO

Crônicas de autoria do advogado público Luís Antônio Albiero, que se apresenta como cronista, contista, poeta, porém ainda aspirante a escritor, presidente e membro único do "Movimento dos Escritores Sem Livro", por até hoje não ter nenhum livro físico editado (embora existam poemas e crônicas publicadas em coletâneas) e jamais obtido qualquer premiação.

O autor nasceu em 19 de novembro de 1963 no município de Rafard, então distrito de Capivari, dupla naturalidade que o leva a classificar-se como "capifardense", condição que divide com personalidades como Tarsila do Amaral e Paulo Betti, dentre outros biconterrâneos.

Filho de Ildefonso Albiero e Apparecida Feliciano Albiero, começou a trabalhar logo cedo, no bar de um tio. Seu primeiro emprego, aos dezesseis anos de idade, foi como 'office boy" no extinto jornal "Tribuna Regional", de Capivari, do qual foi logo em seguida entregador e, aos dezoito, revisor e redator. Em 1983, aprovado em concurso público, tornou-se escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo, junto ao fórum de Piracicaba, onde trabalhou com os juízes Frank Célio Soares Hungria e Urbano Ruiz, dentre outros. Aprovado também em concurso público, tornou-se funcionário do Banespa, em 1984, tendo alçado ao cargo de advogado em 1991, por concurso interno. Em 1989, foi eleito vereador de Capivari pelo Partido dos Trabalhadores e, em 2001, foi eleito para seu segundo mandato.

Em 1993, ao final do primeiro mandato de vereador, fundou, com a esposa Luciana Falcirolli Albiero, o jornalista Marcelo Andriotti e seu pai, professor Delçon Andriotti, o jornal "Dois Pontos - Capivari", que marcou a história do jornalismo na cidade por sua coragem e independência e que sobreviveu por longevos treze anos sem qualquer dependência dos poderes públicos. Foi editorialista, chargista, quadrinista e assinou as colunas 'Pingos nos Is", de viés político, "Crônicas & Agudas" e "Olhos Abertos". Criou os célebres "Os Doispontinhos", que ao longo dos anos interagiram em bem-humorados quadrinhos com os prefeitos da cidade.

Foi assessor jurídico junto à Liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a convite do deputado Antônio Mentor, de 2003 a 2004 e de 2006 a 2013. Em 2015, a convite dos vereadores Moacyr Romero, Celso Zoppi e Adelino Leal, todos do PT, foi assessor da Câmara Municipal de Americana e, a partir de 2017, a convite do presidente Alfredo Luís Ondas (PMDB), foi procurador da mesma edilidade.

Aprovado em concurso público em 2005, por força do qual deveria ter sido convocado em 2010, e preterido por um prefeito tucano por conta de seu histórico petista, o autor, após longa batalha judicial, em 13 de agosto de 2018 foi finalmente nomeado ao cargo efetivo de Procurador do Município de São José dos Campos, que exerce até a presente data, em vias de se aposentar.

Mantém perfil no Facebook ao qual estão vinculadas as páginas "Crônicas & Agudas", em que publica os textos que compõem a presente obra e têm viés político, e "Crônicas do Buraco da Onça", de caráter pessoal e intimista.

As crônicas que abrem esta série foram publicadas em coletâneas da editora "ComPactos", do Paraná: "Fênix e a Primavera" (em "O Brasil Voltou"), "
De Facas e de Cebolas" (em "Quatro Anos nas Sombras”), "Velho" (em "Viver a Velhice"), "Deus e o Diabo na Terra do Marreco" (em "Depois da Tempestade") e "Maior e Vacinado" (em "Vendo a Vida Passar - a Travessia pela Pandemia"). Já "Os Manés Chegaram ao Supremo" estará no próximo livro, "Bendita Democracia", ainda no prelo.

É pai de Mariana (in memoriam) e Estêvão
Compre pelo site clicando aqui.

Nenhum comentário: